segunda-feira, 3 de maio de 2010

O acessório de Beatriz | Beatriz Milhazes

Sempre que vejo alguma obra de Beatriz Milhazes associo ou a imagino como estampa em tecidos ou em acessórios, e, adoraria um dia concretizar esse imaginário que faço de seu trabalho e reproduzi-las em colares e brincos ou quem sabe em vestidos e saias de tecidos leves. Já algum tempo penso em escrever um pouco sobre ela, e há umas três semanas ao sugerir um presente pra uma amiga - também artista plástica - da minha irmã, lembrei do livro de Beatriz, que por sorte, ainda conseguimos o último exemplar da livraria, ela deu o presente, e amiga dela adorou, óbvio! E essa semana ao ler a revista Joyce Pascowitch, lá estava ela de novo, mas desta vez, falando de acessórios, aí não pude mais adiar o assunto. Ela revelou à revista que seu acessório preferido é um pingente que ela desenhou há anos, e que muito remete à sua obra. Foi a única experiência na criação de uma jóia, realizada em parceria com a Designer Dania Reiter, e que já nasceu em edição limitada, e as poucas privilegiadas a ter essa jóia é sua mãe, sua irmã, a colecionadora Mara Fainziliber e a galerista Karla Meneghel.

Beatriz Milhazes dispensa apresentações, mas para quem ainda não conhece seu trabalho, poderá ver aqui algumas de suas obras.
As cores, os ornamentos e arabescos são elementos que podem ser vistos no trabalho da artista que tem como inspiração o carnaval, referências da cultura popular brasileira, a geometria, Matisse e a pop art. Depois de Tarsila do Amaral, Beatriz Milhazes é a primeira brasileira a ultrapassar a marca de 1 milhão de dólares por uma obra. Seu nome, hoje reconhecido internacionalmente, já foi citado por uma publicação inglesa, a Vitamin P - New Perspectives of Painting, e entre os 100 artistas de uma seleção super rigorosa, lá estava o nome dela, representando e muito bem o nome do Brasil.
A artista está preparando uma exposição de obras inéditas, prometida para outubro desse ano, na Stephen Friedman Gallery, em Londres. Quem estiver por lá não deve perder a oportunidade!




Clique aqui para ver outras obras da artista no site da galeria Fortes Vilaça.

2 comentários:

Alê Pinheiro disse...

Adoro o trabalho dela! Vc tem idéia de quanto custa um quadro dela e onde encontro?

Flavia Machado disse...

ale recentemente ela vendeu um quadro por 1 milhao de dolares!

a nos, meros mortais,nos resta comprar posters com reproducoes..