terça-feira, 20 de julho de 2010

De Teerã para o mundo | Shiva Araghi

Shiva Araghi, fotógrafa iraniana, levou o primeiro lugar em um concurso de novos talentos em fotografia de moda da London College of Fashion, uma das mais importantes escolas de moda do mundo. O evento é uma parceria da faculdade junto ao fotógrafo Richard Young, que cedeu sua galeria para exibir os trabalhos vencedores.

Ela busca em seus trabalhos refletir a direção social do Irã contemporâneo. Shiva acredita que os iranianos são obrigados a obedecer ao estilo de vida conservador islâmico, mas na prática estão se tornando cada vez mais modernos, não no que diz respeito as relações sociais, mas também tecnologicamente.

Apesar de ser uma fotógrafa de moda, seu trabalho faz um convite ao questionamento, e através disso, fala da importância da moda como forma de auto-expressão, de reflexão dos valores estéticos e culturais fundamentais.
Nas imagens abaixo ela traduziu bem esse contraste entre oriente e ocidente, e a necessidade das pessoas de participarem do mundo globalizado, sem que, para isso, seja necessário abrir mão de algumas tradições, como o uso do lenço, por exemplo.











Nenhum comentário: