segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tá na Rua! | Especial Istambul


Aproveitando o mote do Istambul Fashion Week, que aconteceu no final de agosto, o "Tá na Rua" desse mês, é exclusivamente sobre a moda de rua de Istambul. A Capital Cultural da Europa e a maior cidade da Turquia, mostrou no evento muitas novidades e promete entrar para o circuito oficial de moda.

Esse especial mostra um pouco do jeito de se vestir das turcas, que pode surpreender aqueles que esperavam ver somente mulheres religiosas usando lenços para cobrir seus rostos. A Turquia é uma das sociedades muçulmanas mais permissivas, e por isso, o que vamos ver é justamente o contrário, elas são bem moderninhas e atuais, a maioria delas se vestem como nós ocidentais. Claro que ainda se vê mulheres mais conservadoras que ainda usam o lenço, que por sinal, acho lindo, quando seu uso não é imposto. Defendo o direito do não uso e do uso, já que na Turquia, ao contrário de muitos países muçulmanos, o uso do acessório é proibido em repartições públicas e quem insiste em usar, quase sempre é discriminado pela sociedade.
O lenço não tem significado só religioso, mas também político, então muitas mulheres usam como forma de protesto contra o governo secular.

Contraditório, não? Querem acabar com uma imposição com outra imposição?
Liberdade mesmo é ter o direito de escolha. O problema não está no lenço, e sim na forma de pensar.

Bom... voltando ao assunto inicial - e muito mais suave - gosto muito da mistura ocidente+oriente que vi em algumas poucas mulheres, pois mostra identidade cultural, se o mundo inteiro se vestir muito igual, perde a graça, acho bacana quando vejo uma característica específica no jeito de se vestir de cada lugar. Pra "fazer parte" (do mundo globalizado) a gente não precisa, e, na minha opinião, não deve abrir mão das nossas raízes, da nossa identidade.













Para saber mais informações sobre as Istambul Fashion Week, clique aqui.
As fotos são do Face Hunter e do blog Istambul Street Style.

Nenhum comentário: